Tarot...

    
$ 70 ,00 pague no 


O tarot é um instrumento que nos permite analisar e refletir sobre nosso passado e presente através de seus símbolos, servindo de guia e nos orientando na tomada de decisões e escolhas futuras dos melhores caminhos e alternativas para nossa vida. O tarot é usado como auxílio para tomar decisões e esclarecer questões de vida, desde as mais simples e corriqueiras até as mais complexas e marcantes.
 O Tarô pode, enfim, ser entendido como uma linguagem simbólica que traduz o cosmo em sua constituição e eterna mudança, em sua estrutura e dinâmica. Ele foi criado, na Europa, num momento em que várias escolas esotéricas e corporações de artistas, buscavam transmitir os conhecimentos, não por palavras, mas por imagens que convidavam à reflexão, à investigação, para serem corretamente assimiladas. É o caso, por exemplo, dos mestres e praticantes da Alquimia, que produziram livros de gravuras, sem maiores comentários por escrito, conhecidos como Mutus Liber, ou seja, Livro Sem Palavras, livro mudo...

    Os 22 arcanos maiores, entre outros significados possíveis, descreveriam as 21 etapas evolutivas que o homem – representado pelo Louco  pode percorrer em sua vida.

Diante de uma mesa sobre a qual foram colocados os apetrechos de sua arte, está o mago. Uma das mãos erguidas segurando um bastão (em alguns baralhos uma taça), a outra, apontando para baixo. Traz na cabeça um barrete protetor, como o dos Reis, cuja larga aba forma uma auréola em torno de sua cabeça (forma também o símbolo do infinito). O corpo e os braços formam a letra hebraica Aleph. Ele simboliza a Vontade.
Significado da carta: Vontade, Força de Vontade, Destreza, Energia, Constância, Criatividade, Dedicação aos ideais, Busca do conhecimento. 
Invertida
: Vontade usada para fins nocivos, Indecisão, Desânimo.

Mulher coroada com uma mitra alta ou tiara (a cabeça envolvida em um véu), uma estola (ou cruz solar) sobre o seu peito e o Livro da Ciência aberto em sua mão. Ela representa a Ciência, a Sabedoria ou o Conhecimento.
Significado da carta: Ciência, Sabedoria, Conhecimento, Educação, Poder, Discernimento, Praticidade, Bom senso, Moralismo, Segurança.
Invertida: Presunção, Ignorância, Inexperiência, Conhecimento superficial, Domínio do supérfluo, Egoísmo, Presunção.

Uma mulher alada e coroada, sentada em um trono, tendo na mão um cetro sustentando um globo encimado por uma cruz, enquanto repousa a outra mão sobre um escudo onde está blasonada uma águia, em cujo peito há uma cruz (em alguns baralhos o escudo traz o símbolo de Vênus) Ela é o símbolo da Ação, o resultado da União da Ciência e a Vontade.
Significado da carta: Ação, Planejamento, Empreendimento, Iniciativa, Progresso feminino, Disposição, Encanto pessoal, Fertilidade, Realização, Intuição.
Invertida: Inatividade, Desperdício de poderes, Falta de concentração, Esterilidade, Infidelidade, Vacilação, Fracasso.

Ele é coroado (e apoiado em um trono, suas pernas formam uma cruz - como no Tarot de Marselha - e, ao lado dele, sob sua mão esquerda, há um escudo blasonado com uma águia). Na mão direita, traz um cetro semelhante ao da Imperatriz. Seu corpo e seus braços formam um triângulo, do qual a cabeça é o ápoce. Ele representa a Realização.
Significado da carta: Realização, Efeito, Desenvolvimento, Estabilidade, Progresso material, Honestidade, Segurança, Apoio, Organização.
Invertida: Bloqueio, Impedimento, Imaturidade, Falta de energia, Indecisão, Incompetência, Futilidade, Limitação.
.
Ele é coroado com a tiara papal, está sentado entre os dois pilares de Hermes e de Salomão, e faz com a mão direita o sinal do esoterismo e com a esquerda se apóia a um bastão, encimado por cruz tripla. À sua frente ajoelham-se dois ministros. Ele é o símbolo da Caridade e da Beneficência.
Significado da carta:Misericórdia, Beneficência, Bondade, Gentileza, Poder Espiritual, Espiritualidade, Novos aprendizados, Justiça, Inteligência analítica, Dever moral, Convencionalismo.
Invertida: Excesso de bondade, Fraqueza, Generosidade Tola, Vulnerabilidade, Fragilidade, Irracionalidade, Revolta, Projetos retardados, Calúnia.


Esta carta é geralmente descrita como a representação do Homem entre o Vício e a Virtude, enquanto um gênio alado ameaça o vício com um dardo. Alguns falam de um significado mais cabalístico e que representaria o Microcosmo entre Bibah e Malkuth. Significa, portanto, aDisposição para a Sabedoria.
Significado da carta: Sábias disposições, Provações, Tribulações vencidas, Momento de escolha, Liberdade, Confiança, Beleza e Perfeição, Renúncia aos prazeres, Otimismo.
Invertida: Planos imprudentes, Falhas ao ser posto à prova, Insatisfação, Separação, Tentações perigosas.

Representa um conquistador coroado, trazendo um cetro, dirigindo um carro de forma cúbica, constituído de quatro colunas e um dossel e puxado por dois cavalos que divergem quanto à direção a seguir. Representa o Trunfo e a Vitória da Justiça e do Juízo.
Significado da carta: Triunfo, Vitória, Superação de obstáculos, Equilíbrio, Segurança, Domínio, Realização, Sucesso, Discernimento, Aproximação amorosa.
Invertida: Derrotado pelos obstáculos, Subjugado no último momento, Fraqueza, egocentrismo, Descontrole, Irreflexão, Orgulho, Brutalidade, Desengano.


Uma mulher coroada e sentada em um trono, entre duas colunas. segurando na mão direita, uma espada na vertical e, na esquerda, uma balança. Ela simboliza Equilíbrio eJustiça.
Significado da carta: Equilíbrio, Compreensão, Justiça, Austeridade, Imparcialidade, Integridade, Disciplina, Decisão, Resolução.
Invertida: Preconceito, Falta de equilíbrio, Abuso de justiça, Excesso de severidade, Desigualdade, Intolerância, Prejuízo.

Um velho barbado, envolto em um manto, com a cabeça coberta por um capuz, trazendo na mão direita a lanterna da ciência oculta, enquanto na esquerda segura sua vara mágica. Ele representa a Prudência.
Significado da carta: Prudência, Cautela, Reflexão, Conhecimento, Discrição, Estudo, Sabedoria, Paciência.
Invertida: Excesso de prudência, Timidez, Tristeza, Misantropia, Ceticismo, 

Esterilidade, Maus conselhos, Desconfiança, Solidão.




Uma Roda de Sete Raios (em alguns baralhos, como o de Waite, apresentam-na com oito, o que muitos consideram errado) em um eterno revolver. Do lado ascendente sobe um animal e, do lado descendente, um macaco (ou cobra). Acima dela há a forma de um anjo (ou de uma esfinge ou ambos) segurando uma espada. Simboliza a boa ou máFortuna.
Significado da carta: Boa sorte, Êxito, Sorte imprevista, Destino, Mudança, Supremacia, Iniciativa.
Invertida: Má sorte, Fracasso, Inconstância, Interrupção.


Uma mulher coroada trazendo um barrete de proteção (compare-a com a figura do Mago). Com calma e sem esforço, cerra as mandíbulas de um leão furioso. Ela representa a Força.
Significado da carta: Poder, Potência, Força, Inteligência, Magnetismo sexual, Nova situação sentimental, Harmonia, Valentia, Visão e compreensão do mundo.
Invertida: Abuso do poder, Arrogância, Falta de coragem. Ira, Impaciência, Presunção, Natureza fraca, Repressão.

Um homem pendurado em uma espécie de forca, por um pé, de cabeça para baixo (suas mãos estão amarradas nas costas de tal modo que forma um triângulo com a ponta para baixo), com as pernas formando uma cruz. Ele simboliza o Sacrifício.
Significado da carta: Sacrifício e Auto-sacrifício, Dedicação, Abnegação, Perfeição moral, Superação do "eu", Escolha errada, Falta de Vontade, Traição, Abandono.
Invertida: Egoísmo, Desligamento, Sacrifício Parcial, Total falta de particidade, Impotência, Fuga da realidade, Excesso de confiança.


Um esqueleto armado de foice (como que a ceifar cabeças iu grama em um prado). Também representada como um Cavaleiro do Apocalipse, onde se vê, ao fundo, um novo dia surgindo. Ela significa Transformação ou Mudança.
Significado da carta: Mudança, Transformação radical, renascimento, Libertação dolorosa, Novas perspectivas, Ascetismo, Insegurança financeira.
Invertida: Recente fuga da morte, Mudança parcial, Alteração para melhor, Imobilidade, estagnação, Abandono forçado, Tristeza, Ruína, Fracasso.
Um anjo com o sinal do Sol na testa, despejando líquido de um para outro vaso. Ela representa a Combinação.
Significado da carta: Combinação, Conformidade, União, Moderação, Equilíbrio, Auto- controle, Serenidade, Harmonia, Paciência, Estabilidade.
Invertida: Combinação impensada, Desunião, Conflito de interesses, Frustração, Inabilidade, Discórdia.




Um demônio com chifre e asas, com garras de águia (sobre um altar, ao qual outros dois demônios menores estão amarrados por coleira e corda). Na mão esquerda traz uma tocha. É a imagem daFatalidade. 
Significado da carta
: Fatalidade para o bem, Força misteriosa, Egoísmo, Sedução sem escrúpulos, Paixões desenfreadas, Instintos irreprimíveis, Influências ocultas, Punição.
Invertida: Fatalidade para o mal, Luxúria, Amores proibidos, Intrigas e Artimanhas, Egoísmo inescrupuloso, Violência e Degeneração.

Também nomeada como “A Casa de Deus”. Uma torre cujaparte superior assemelha-se a uma coroa. Tombam de ponta-cabeça dois homens, um deles em tal posição que forma a letra hebraica Ayin). A Torre desmorona em chispas e escombros. Representa a Ruína e a Destruição.
Significado da carta: Ruína, Rompimento, Queda, Perda, Falência, Destruição, Dificuldades gerais, Presunção e orgulho desmedidos, Fracasso Brutal, Vaidades vazias, Timidez, Malogro Financeiro.
Invertida: Os mesmos significados, geralmente em maior grau. Pode indicar também Catástrofe, Ruína, Acidente, Terremoto.

Uma figura feminina nua despeja água de dois vasos. Acima dela, no céu, brilha a Estrela resplandescente dos Magos (rodeada por sete outras), crescem árvores e plantas sob sua mágica influência e em uma delas pousa a borboleta de Psique. Ela é a estrela daEsperança.
Significado da carta: Esperança, Espectativa, Brilhantes promessas, Inspiração criadora, Autoconfiança, Otimismo, Energia, Satisfação.
Invertida: Esperanças frustradas, Decepção com as expectativas realizadas em menor grau, Desunião, Desapontamento, Interrupção.


A Lua brilhando nos céus, orvalho caindo, um lobo e um cão uivando para a Lua, parados aos pés das duas torres, um caminho que se perde no horizonte (e é salpicado com gotas de sangue), um lagostim (emblema do signo de Câncer, regido pela Lua) arrasta-se através da água, em primeiro plano, na direção da Terra. Ela simboliza oCrepúsculo, a Decepção e o Erro.
Significado da carta: Decepção, Engano, Obscuridade, Embuste, Advertência, Forças Ocultas, Desilusão, Entorpecimento, Superficialidade.
Invertida: Decepçãos insignificantes, Enganos sem importância, Oportunismo, Presença de espírito, Vantagem.

O Sol envia seus raios sobre duas crianças (na maioria dos baralhos. No de Waite, sobre uma criança montada em um cavalo). Atrás delas há um muro baixo. Significa Felicidade Terrena.
Significado da carta: Felicidade, Contentamento, Júbilo, Realização, Entusiasmo, Sinceridade, Prazer.
Invertida: Presunção, Rompimento, Futuro incerto, Solidão, Adiamento.


Também nomeada como “O Juízo Final”. Um anjo no céu toca uma trombeta, à qual está amarrado um estandarte com uma cruz. Os mortos levantam-se dos túmulos. Significa Renovação, Resultado.
Significado da carta: Renovação, Resultado, Decisão sobre um assunto, Renascimento, Libertação, Gênio inventivo, Sentimento de Justiça, Saúde física, Novas relações, Revelação de desígnios ocultos.
Invertida: Adiamento dos resultados, Protelação, Assunto a ser reaberto mais tarde, Ofuscamento da inteligência, Alegria inútil, Inimigos ciumentos, Sentimentos de culpa, Dúvidas.

Dentro de uma guirlanda florida, uma mulher nua, coberta apenas por uma faixa leve. Ela representa a Natureza e a Divina Presença que nela existe. Em cada mão deve trazer um bastão. Nos quatro ângulos da carta estão os quatro animais angélicos do Apocalipse. Acima, a Águia e o Homem; abaixo, o Leão e o Touro. É considerada a melhor carta do Tarot. Representa a Integridade e a Recompensa.
Significado da carta: Conclusão, Boa recompensa, Sorte, Sucesso Total, Finalização das obras, Encontro do Amor, Lucidez, Liberdade, Felicidade.
Invertida: Má recompensa ou retribuição, Falta de vontade, Dispersão, Obstáculos, Ambiente hostil, Estancamento.



Um homem com gorro de bufão, vestido como um bobo da corte, tendo ao ombro uma vara com uma trouxa como se não precisasse de mais nada. Em algums baralhos, ataca-o por trás, às vezes um tigre, outras um cão. Não tem número mas, em alguns baralhos, colocam- lhe o “zero”. Ele siginifica a Tolice, a Expiação. 
Significado da carta
: Loucura, Expiação, Hesitação, Isolamento, Indecisão, Precipitação, Ingenuidade.
Invertida: Instabilidade, Falta de confiança, Desânimo, Obsessão, Remorso.
.


Fonte: Descrições e significados segundo os seguintes livros:
O feiticeiro e seu aprendiz, cap. 7, escrito por S. L. MacGregor Mathers, Ed. Pensamento;
e
 O Livro do Tarô, Ed. Nova Cultural
  






        
 A sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin, para que os homens a ela recorressem, para se divinizar e para obter um sábio aconselhamento quando necessário.
           Odin se submeteu a um supremo ato de auto sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas. Permaneceu suspenso, por nove dias e nove noites, pendurado pela lança, de cabeça para baixo no Yggdrasil, a "árvore do mundo", até se dar conta das pedras rúnicas no chão.
              Esticando-se com dificuldade conseguiu apanhá-las, sendo então libertado pela magia destas pedras e, por iluminação, aprendeu os
 conhecimentos e poderes mágicos das runas.
       Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico.               Odin distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: 
Hagal, Freya e Tyr.
           Estes três deuses deram às runas suas energias. Freya,
 a energia de mãe, de esposa, de amante, e de irmã; Hagal, o conselheiro sábio, correto e energético; Tyr, o jovem guerreiro, corajoso e lutador.
               A vigésima quinta runa, que é branca, representa Odin.
                      A escrita rúnica é uma das mais antigas conhecidas; tem mais de doze mil anos.
                      A raiz composta RU é de origem indo-européia e significa mistério ou segredo. Os antigos povos usavam acreditavam que as runas possuíam poderes mágicos que poderiam defendê-los de diversos males e os xamãs antigos entalhavam as runas nas embarcações, nas casas, colocavam runas nos leitos dos enfermos, invocando sua proteção, cura, ajuda, etc.
             Durante muitos séculos, os Xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento das runas, preparando-os para que pudessem usar corretamente esta energia. Segundo os ensinamentos, cada runa está ligada à uma força determinada, havendo um poder específico em cada uma delas, por isso, devem ser usadas de forma correta para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.
          As runas são uma linguagem de magia que levam o ser à evolução interior, para o encontro de um bem maior e jamais poderão ser usadas como meio de comercialização ou charlatanismo porque sua linguagem traduz mensagens de divinação e não adivinhação
.

Fonte: A Sabedoria das Runas - Michael Howard





Fehu

Saiba viver sua vitória. A bem-vinda Runa é da satisfação; com ela, objetivos são atingidos, recompensas são recebidas e amores realizados. Ela promete alimento, em todos os sentidos, desde o mais frugal, até o mais sagrado. Mas pede em troca reflexão e responsabilidade sobre o real significado que tal lucro ou acontecimento pode assumir em sua vida. Quando ela vem, você deve analisar se realmente precisa do bem que está recebendo, seja ele em forma de riqueza ou de conforto. A conservação do que já esta conquistado também recebe a proteção desta Runa e, neste caso, a Runa aconselha atenção e cuidado nos momentos de vitória, pois é neles que podemos pôr a perder recursos e esforços, com ações imprudentes. Aproveite e partilhe sua alegria, sem esquecer o quanto ela lhe custou, e não permita que a euforia seja sua conselheira

Uruz -

Renovação. Esta é a Runa do fim e do recomeço. Índica que a vida levada até agora chegou a seu ponto máximo e deve terminar para que a energia vital seja liberada num renascimento e adquira nova forma. É a Runa de passagem e, nesse sentido, faz parte do ciclo de auto transformação. Mas o crescimento positivo e a mudança podem envolver uma passagem pelas trevas, que também faz parte do ciclo de renovação perpétua. Como na natureza, a progressão tem cinco fases: morte, decomposição, fertilização, gestação e renascimento. Os acontecimentos atuais podem levar a experimentar uma morte dentro de si mesmo. Portanto, é importante se preparar para uma situação de perda, que pode envolver a perda de alguém ou de algo muito importante afetivamente. No momento, uma ligação está sendo cortada e tudo está mudando radicalmente. O desafio é descobrir entre as cinzas uma nova perspectiva e um renascimento. Esta Runa remete aos princípios rígidos e, ao mesmo tempo, a humildade, pois para dirigir, é preciso saber servir. A alma e o Universo apóiam o novo crescimento.

Ehwaz -

Tempo de mudar e progredir. É a Runa do movimento da transição. Ela anuncia todas as formas de mudança: de casa, de emprego, de cargo, de modo de vida. Nesses deslocamentos, pressupõe lucro, melhoria em todas as situações. Segundo esta Runa, você passará por um período de progresso, lento mas absolutamente seguro e proveitoso. A Runa pode se referir ao desenvolvimento de um negócio ou de uma nova idéia, a um relacionamento que precisa passar por modificações ou mesmo, as transformações radicais, para se manter vivo em crescimento. Para se firmar e florescer conforme o esperado, a força desta Runa exige muito esforço moral seu, que deve agir com firmeza e perseverança, pois essa resposta virá de sua própria natureza. Esta Runa lhe diz que você já está forte o bastante para encarar o futuro sem hesitações, e também que deve saber partilhar o que conseguir com os que o ajudaram, e com os que necessitam da sua ajuda.

Berkana -

Do interior vem o real crescimento. Como parte do processo vital, representa a forma de fertilidade que promove o crescimento. Sua influencia pode se dirigir aos negócios, as questões de família, aos seus relacionamentos etc. Deve ser encarada como uma Runa de encaminhamento, cuja presença numa consulta leva ao florescimento e ao amadurecimento. A ação desta Runa é sutil, penetrante e implacável e, para se valer da plenitude de sua força, você deve ter coragem e disposição para encarar sua vida e seus problemas de frente, para ir ao fundo de todas as questões, sem deixar para trás dúvidas ou pontos obscuros. Para consegui-lo, o primeiro passo deve ser dado em direção a si mesmo, no sentido de dispersar toda a sua própria resistência. Consciente e controlado, você poderá compreender melhor a sua motivação. Paciência, firmeza e generosidade além de modéstia, os requisitos imprescindíveis para que, esta Runa atinja seus objetivos.

Laguz -.


A ação das forças criativas. Sob a influencia desta Runa, nossa necessidade de mergulhar na inquietante experiência que é viver sem medos ou hesitações é plenamente atingida. A Runa índica que forças invisíveis e poderosas estão em ação e a seu favor, se puder recebê-las. Marca um período em que as emoções, a carreira ou um relacionamento muito caro, estão em efervescência e fertilidade e, oferece todas as oportunidades de sucesso. A Runa costuma assinalar um momento de esclarecimento, de reavaliação ou de reorganização de métodos e objetivos, para uma perfeita adaptação a nova ordem. Sendo uma Runa ligada ao conhecimento profundo que cada um deve ter de si mesmo, ela pode exigir muita dedicação as questões espirituais: você que a recebe deve preparar-se para passar por um processo de auto transformação. Assim, utilizando seu conhecimento intuitivo, você pode chegar a harmonização completa como seu próprio ritmo. Se puder ser aproveitada por você, esta Runa simboliza o que os alquimistas chamam de conjunctio ou casamento sagrado, como nos contos de fadas, esta e a Runa de final feliz, do ...e viveram felizes para sempre... 


Inguz -


Uma oportunidade para recomeçar. Esta Runa está ligada a lua, a parte intuitiva e variável da natureza humana, onde se encontra a necessidade de harmonizar e ajustar nossos relacionamentos pessoais. Ela se refere a necessidade de se relacionar e da busca de semelhança que, revelam o desejo natural de ser amado, de ser aceito entre os seus. Mas esta Runa avisa que é necessário saber começar. Ela pode marcar um tempo de alegria pelo surgimento de uma nova vida, pela surpreendente descoberta de um novo e promissor caminho. Esta é uma Runa muito poderosa, tirá-la pode significar que você agora reuni forças suficientes para completar, cumprir ou resolver o que for preciso para alcançar uma oportunidade de recomeçar. Se a tirar quando estiver concluindo um plano ou projeto, faça dele uma prioridade absoluta, pois o aparecimento desta Runa significa que pode fertilizar o solo para o seu renascimento. Você poderá ter que rejeitar um hábito, um relacionamento, um padrão ou uma atividade que o ligue ao que você está abandonando. Mas deve reconhecer que o mundo é dinâmico, e que não podemos viver cercados de limites. Quando decidir livrar-se do que é velho, se sentirá aliviado da tensão e da insegurança. Este pode ser um período delicado, já que ele precede um nascimento, e cada movimento implica no risco de perigos.


Wird -

Fé e coragem para encontrar seu destino. Assim como é o fim, o vazio também pode significar uma oportunidade para se recomeçar. Por isso, esta Runa é a pedra da confiança absoluta e deve ser encarada como um sinal de contato com o verdadeiro destino. Ela é a manifestação do desconhecível em sua vida e informa que ele está ativo, o branco contém a totalidade do Ser, o potencial absoluto de tudo. Com esta Runa, vem a tona nossos temores mais profundos porque estamos frente ao indeterminado. No entanto, nossas melhores possibilidades também estão nelas. Aceitação e disponibilidade são as respostas que ela exige de você. Como não se pode controlar o que não tem forma, saber recebê-la é sempre um teste de fé. Lembre- se de que o supremo poder da criação está por trás de tudo. E anime-se; sua auto transformação está se desenvolvendo.


Isa -.


Tempo de parar. Esta Runa aparece para anunciar um período de sua vida em que as vitórias ou o sucesso são improváveis, quando todas as suas atividades serão atingidas por uma letargia, que você será capaz de evitar. Você ficará a mercê de condições externas, contra as quais nada se pode fazer. Você não saberá como reagir, Procure não fazê-lo pois você pode prolongar uma situação sem esperanças. Em geral, esta Runa requer um sacrifício pessoal, mas ela não oferece motivo para inquietação. Neste momento, não conte com a ajuda ou o apoio de amigos. Seja cauteloso e não insista em tentar fazer valor a sua própria verdade. Lembre-se, nada depende de você. Esta Runa é o inverno que se abate sobre a sua vida. Tenha paciência. Pois este é o período de gestação que precede o renascimento. Confie em seu processo vital e procure a sua volta os promissores sinais da primavera.


Perth

Voar, buscar, para encontrar. Esta é uma Runa hierática ou misteriosa que assinala o que está alem de nossos frágeis poderes. Esta Runa está associada ao Fênix. O pássaro místico que se consome no fogo e renasce das próprias cinzas. Seus caminhos são secretos e ocultos. Forças profundas de transformação estão agindo. Mas o que se obterá não poderá ser repartido. A questão é a integridade. No plano material pode haver surpresas: ganhos inesperados não são impossíveis. No plano da natureza humana, esta Runa é simbolizada poro vôo da águia. Vôo livre, sem entraves, muito acima das oscilações da vida cotidiana, que permite uma visão mais ampla. Esta é a Runa da busca, que significa intensa iniciação. Nada externo importa, exceto àquilo que mostra a sua luz interior. Se for preciso, abandone tudo, sem exceções. O que está em jogo é a renovação da vida espiritual.

Gebo -

União com o equilíbrio. Esta Runa simboliza uma reunião, uma colaboração ou uma associação que vai acontecer. Mas àqueles que participam da união devem prestar atenção para não se deixar engolir por ela. Pois só podem se unir dois seres completos, que mantém sua própria individualidade mesmo naunião. Este conselho se aplica a todos os aspectos da vida, tanto no amor como nos negócios, ou atividades profissionais. Esta Runa índica que é particularmente apropriado estabelecer uma união com pessoas ou coisas superiores e conseguir a associação entre a parte consciente e a parte inconsciente das nossas mentes. Desta maneira, será possível chegar a uma posição de equilíbrio e de paz.

Sowelu -

Saiba receber a força. Simbolicamente esta Runa representa o Sol no alfabeto rúnico, e recebe todos os seus atributos. Quando aparece numa consulta, ela envia seus raios de luz e calor, possibilitando o prosseguimento natural da vida. Talvez a mais poderosa de todas as Runas, ela é a plenitude, a realização do guerreiro espiritual, e carrega o impulso vital que orienta os indivíduos na melhor direção, àquela do seu auto conhecimento. Ao receber a influencia desta Runa em sua vida, procure tomar consciência de sua própria essência, de seu ego, e dar-lhe forma para torná-la criativa e produtiva, pois, como esta Runa, você terá todas as indicações necessárias ao seu dispor. Marca o momento de recarregar energias, de regenerar. A energia envolvida é sempre muito intensa e sua presença sempre requer uma certa cautela. Se estiver vivendo uma situação difícil, negativa e sofrendo muita pressão, talvez seja melhor se retirar para se refazer. Saber fazê-lo no momento certo é uma das qualidades que fazem um guerreiro invencível. Mas lembre-se de que, mesmo em momentos de grande euforia, deve lutar contra qualquer obstáculo que você mesmo pode criar. Você deve permitir que sua energia flua, para que possa recebê-la em toda a sua grandeza.

Thurisaz -

Não reagir também, é uma forma de ação. O pórtico é a grande fronteira entre o Céu e a Terra. Chegar até ele, significa que o indivíduo está pronto para entrar em contato como Divino, com a Luz. Para atravessá-lo, é preciso estar a altura da maior de todas as experiências. Isto é o significado simbólico desta Runa, não-ação, contemplação. Quando aparece ela índica que grandes forças de transformação estão em plena atividade e podem trazer o sucesso. Mas, antes de atravessar o pórtico você deve fazer uma pausa e repassar todo o seu repertório, tudo o que acumulou durante a vida: a aprendizagem, as vitórias, as decepções, as alegrias e as tristezas. Procure abençoar cada experiência e terá captado o reflexo de tudo o que está oculto em seu íntimo. Só assim estará pronto para atravessar o pórtico.


Hagalaz -

Os benefícios de um rompimento. Mudança, libertação, invenção são os atributos desta grandiosa Runa. Tirá-la índica uma forte necessidade de romper com uma limitação da realidade material. Marca um momento em que um rompimento é a melhor saída. Quando a receber, você deve se preparar para enfrentar uma perda ou um prejuízo. Mas não desanimará, porque foi avisado a tempo e aceitará esse acontecimento como necessário ao seu processo de crescimento. Saberá também que quanto maior for a reviravolta, mais significativo será esse momento de sua vida. Você pode contar com o desencadeamento de seus planos, pois esta Rua também é o Runa despertar, e poderá assumir a forma que melhor atender aos seus interesses: você é quem dirige os acontecimentos.

Ansuz
É preciso meditar. A palavra-chave é receber: sinais, mensagens, presentes. Uma advertência na hora certa também pode ser considerada como um presente. Quando a Runa mensageira traz conhecimento, a pessoa está abençoada. A mensagem pode ser de desenvolvimento de uma nova vida. Novas vidas começam com novas ligações, conexões surpreendente que levam aos caminhos novos. Esta Runa traz um novo sentido de solidariedade. Esta Runa simboliza a necessidade de integrar os motivos inconscientes, a consciência. Também assinala que chegou a hora de explorar as profundezas, os fundamentos da vida, e sentir o fluxo contínuo da existência dentro de nós. Em primeiro lugar, é preciso beber no poço inesgotável da sabedoria. Só então haverá o bastante para dar aos outros.

Jera -

A colheita chegará. Runa dá resultados positivos, ela se aplica a qualquer atividade com esforço no qual se esteja empenhado. Receber esta Runa é um incentivo para se manter confiante. Mas sempre é importante lembrar que não se pode esperar resultados imediatos. Em toda atividade, em qualquer situação, o tempo é uma constante e por isso as palavras "um ano" simbolizam um ciclo completo antes da colheita ou libertação. Preparou-se o terreno e plantou-se a semente. Agora é necessário cuidar dela com muita dedicação. Esta Runa traz estímulo e promessas de sucesso, àqueles que têm pela frente uma longa estação e muito trabalho. O resultado já foi plantado. Persevere. Não se pode acelerar a correnteza de um rio. Do mesmo modo, não se pode apressar a maturação. A paciência é essencial para o processo, o qual, no momento certo, levará a colheita. 

Algiz -
Controle suas emoções. Esta é a Runa do auto controle. Quando a vida está passando por um momento de transição, quando parece que tudo se transforma rapidamente, é essencial não se deixar dominar pelas emoções, sejam elas positivas negativas. Como a vida está mudando o seu curso, esta Runa traz novas oportunidades, novos desafios. Com eles virão inevitavelmente influências indesejadas, e você pode se sentir invadido. Esta Runa é o espelho do guerreiro, em contínua batalha consigo mesmo. E preciso manter um espaço aberto ao seu redor, como o alce faz com seus chifres. Lembre-se de que a única proteção real é a conduta correta e a ação no momento certo. Se você sentir dor, observe a dor, fique com ela. Não tente simplesmente tapar os olhos e escapar da vida negando o que está acontecendo. Você sai progredir: essa certeza e a sua maior proteção.


Dagaz -

O anúncio de um momento decisivo. Para cada um, existe na vida pelo menos um momento decisivo que, se for percebido e aproveitado, pode significar o início de uma nova ordem. Esta Runa anuncia este momento pois é a Runa da revelação da natureza guerreira. As vezes marcam um período de sorte, conquistas e prosperidade. Ela índica que a escuridão e os problemas ficaram para trás. Se aparecer no momento certo, esta Runa anuncia que um resultado esperado por você será atingido, embora o efeito dessa influencia seja sempre imprevisível. Como em tudo na vida, você deve estar atento para não se jogar imprudentemente na nova situação. Lembro-se de que uma transição pode exigir muito trabalho e dedicação. Prepare-se para vivenciá-la com entusiasmo e confiança em seu julgamento.


kano -

Uma nova luz que ilumina. Esta é a Runa da abertura da nova luz, do fim da escuridão que esteve pesando sobre algum aspecto da vida. Agora se está livre para receber e conhecer a alegria de dar sem interesse. É a Runa das atividades matinais, da seriedade, da objetividade e da concentração, essenciais para o início de um trabalho. A proteção oferecida por esta Runa é a seguinte: quanto mais luz se tiver, melhor se poderá ver o que está obsoleto e sem sentido nos hábitos adquiridos. Nos relacionamentos, não pode haver abertura de ambos os lados, alguém tem de começar, para que, por meio da consciência, brilhe novamente a Luz da compreensão. É preciso reconhecer que se por um lado surgem limitações e dependência, por outro você se torna o centro absoluto para onde convergem e de onde irradiam todas as forças benéficasdo Universo. Se antes se moldava no escuro, agora há luz suficiente para perceber que a matéria-prima a ser moldada é você mesmo.


Othila -

Faça sem fazer. É hora de tomar novos caminhos. Velhos modos devem ser descartados; relacionamentos envelhecidos devem ser afastados. Quando esta Runa aparece índica que um desligamento se torna necessário. Esta é a Runa da separação radical. A atitude certa é a retirada. Deve-se saber como e quando se retirar, e ter força da vontade para fazê-lo. A propriedade está associada a esta Runa, também dá benefícios. No entanto, a herança, àquilo que você recebe, pode vir de algo que se deve deixar. Isto pode ser especialmente difícil quando o que se deve abandonar faz parte dos afetos ou das coisas que já foram integradas à vida. Por isso, será preciso olhar com olhos críticos para coisas que até agora eram consideradas como "dadas". A separação neste momento é necessária para libertar-se. Esta é a condição para que se possa ser o que realmente se é.

Wunjo -
A clareza trás alegria. Esta é a Runa da frutificação. O tempo de trabalho terminou. A mudança devida já ocorreu, e agora pode-se receber livremente seus benefícios, sejam eles materiais, afetivos ou espirituais. É um momento de alquimia, em que a compreensão é uma transmutação do conhecimento. O conhecimento era uma condição necessária, mas não suficiente. Agora essa distância foi superada. Alegria. A felicidade traz nova energia, uma energia bloqueada, até agora. A luz atravessa as nuvens e toca as águas, fazendo a beleza emergir das profundezas: a alma é iluminada de dentro para fora, no encontro entre o Céu e a Terra. Há uma nova luz, que pode levar a renúncia dos planos existentes, das ambições e dos objetivos prévios. É apropriado meditar e se adequar as novas situações, pois está é uma Runa de restauração do ser adequadamente alinhado a vida espiritual.

Eihwaz -

A importância de saber esperar. Sempre que nos sentimos testados, reunimos as nossas forças para evitar derrotas ou impedimentos. Esta Runa índica que há um obstáculo em seu caminho. Paciência é o que ela aconselha, pois essa parada pode lhe ser benéfica. Em geral, esta Runa anuncia um interlúdio, um tempo de espera em que a perseverança e a prudência serão necessárias. A capacidade do prever as possíveis conseqüências antes de tomar atitudes distingue as pessoas. Evite as dificuldades com ações adequadas. Se a sua decisão for acertada, tudo ficará fácil, pois o próprio Universo lhe concederá força. Quando receber esta Runa, você deve se conscientizar de que o crescimento também é promovido por meio do desconforto e da inconveniência. Poderá ser um período penoso, mas trará a recompensa esperada.

Nauthiz -

É preciso aprender com a adversidade. Esta é sempre uma Runa difícil. Seus aspectos positivos representam as limitações que causamos a nos mesmos; os negativos, as limitações que nos são impostas pelas condições e pessoas que nos cercam. Em ambos os casos, esta Runa, aponta áreas em que o crescimento natural é bloqueado, produzindo fraquezas que projetamos negativamente, tanto em nossa vida como nas dos outros. Esta Runa diz que a necessidade de parar agora é inegável e que obstáculos surgirão entre você e os seus planos, obrigando-o a reconsiderá-los. Mais, lembre-se de que a derrota não é definitiva. Haverá trabalho a ser feito e você terá que entrentá-lo com toda a boa vontade e perseverança. Esta Runa se refere a um ponto obscuro que está dentro de você o que pode atrair más influencias para sua vida. Quando você puder identificar este ponto obscuro e receber a Runa com um sorriso, você terá enfrentado sua luta e aprendido muito com ela. Talvez seja a hora de pagar velhas dívidas, de reencontrar sua própria harmonia. Reconhecer que a correção precede o progresso real e que as limitações do momento podem lhe servir para corrigir sua relação consigo mesmo.

Mannaz -

Mantenha a modéstia. O princípio é o ego. Só essência é a água- Só a clareza e a vontade de mudar são efetivas agora. Um relacionamento correto consigo mesmo é essencial, pois dele emanam todos os virtuais relacionamentos corretos com os outros e com a realidade. Esteja no mundo, mas não se envolva nele. Não julgue, mas não se feche: mantenha-se receptivo para os impulsos que emanam de dentro e de fora. Busque viver a vida comum de modo incomum. Lembre-se do que está para vir, e do que está deixando de ser, e concentre-se no que permanece. Este é um momento de grande crescimento e retificação, o tempo que precede o progresso. Não é o momento de buscar elogios pelo que já foi feito ou de concentrar-se em resultados. Em vez disso, cumpra a sua tarefa por ela mesma.

Tyr

Paciência para conquistar. Esta é a Runa do guerreiro, cuja batalha é permanente. A ação do guerreiro está orientada pela força de vontade, mas não visa resultados, pois ele tem a consciência de que a única coisa acertada é percorrer o seu caminho, deixando que a verdade flua dentro dele. Esta Runa carrega a energia do discernimento, como uma espada, ela corta o velho, o morto, o externo. Com esta Runa, vem a certeza de que o Universo sempre dá o primeiro passo. Paciência é a virtude desta Runa. Olhar para dentro de si mesmo, chegar até o fundamento da própria vida. Somente assim se poderá lidar com as necessidades mais profundas e utilizar os mais amplos recursos. A esta Runa estão associados o Sol, a energia masculina e o princípio ativo. Agora a urgência da conquista é essencial, especialmente a auto conquista, que é uma meta devida e requer consciência, perseverança e força de vontade para enfrentar este período sem ansiedade e com totalconfiança. Quando esta Runa aparece em resposta, a uma questão de amor índica que o relacionamento é oportuno e providencial, que o companheiro é adequado. Há trabalho para ser feito em conjunto.

Raido -

Liberte-se de desejos e ilusões. Runa do ciclo da Auto transformação, diz respeito a comunicação perfeita, a conexão máxima entre dois lados, a aproximação que acontece mais por força dos sentimentos, do que pelo poder das circunstâncias. Esta Runa é a viagem que a alma faz para chegar a harmoniaque une o Céu e a Terra; quando a alcança, o valor do indivíduo cresce, nesse momento, devemos descobrir qual seria a ação mais adequada, mesmo que isso contrarie nossas mais caras aspirações. Somente pelo auto conhecimento poderemos responder a essa indagação e então, conseguir-mos ver o melhor, com toda a clareza, e teremos superado nossa resistência. Desse modo, toda a energia desta Runa fluirá naturalmente. Mas essa união não pode ser forçada. Se a Runa aparecer para você, passe a respeitar os seus limite, e evite qualquer excesso. Os ganhos materiais não podem influenciá-lo nessa grande jornada em direção a si mesmo. Afaste-se de qualquer interferência, pois você deve viajar sozinho. Se já iniciou essa busca, esta Runa lhe mostrará o melhor caminho para prossegui-la.








Conteúdo das Cartas:
As mensagens das 36 cartas são muito objetivas, algumas simbolizando de
maneira bastante clara questões do nosso dia-a-dia. A prática e o estudo contínuo do significado das cartas permitirão uma leitura cada vez mais profunda. Como vimos, nos métodos de jogo apresentados anteriormente, é possível saber, através do Baralho Cigano, o resumo da situação apresentada, seja no passado, na atualidade e até no futuro e mais: o que motivou ou motivará a situação, além de apresentar na leitura qual o caminho a seguir. Sendo assim, fique atento, pois a eficiência disso tudo dependerá, voltamos a dizer, do seu preparo e estudo constante das
mensagens das cartas.
Significado dos Naipes:
Cada carta do Baralho Cigano tem uma outra correspondente nas cartas do
baralho comum. Cada naipe agrupa cartas com significados que giram em torno de questões específicas. Para sua melhor orientação, apresentamos a seguir um pequeno resumo que poderá lhe auxiliar na organização de seus estudos. Copas (Naipe ligado ao Elemento Água) - Abrange assuntos ligados às emoções e à vida afetiva Ouro (Naipe ligado ao Elemento Terra) - Abrange questões de dinheiro e bens materiais
Paus (Naipe ligado ao Elemento Fogo) - Abrange assuntos ligados à criatividade e imaginação
Espadas (Naipe ligado ao Elemento Ar) - Abrande assuntos ligados à mente
Significado das Cartas e sua relação com a saúde:
No Baralho Cigano a carta de n° 03, O Mar ou O Navio tem um dos seus significados relacionados com a saúde, ou seja, é considerada a carta da saúde, sendo assim,recomendo que esta lista de correlação que circula em algumas publicações seja sempre ligada à carta 03 (ver exemplo no próximo tópico sobre a carta 11):
Circulação e cabeça
Pressão, angústias.
Seios, nádegas, diabetes, alergias.
Coluna, fraturas, tombos.
Má alimentação
Depressão e agitação, aparelho respiratório.
Doenças venéreas, cirurgias, órgãos genitais.
Obsessão, risco de vida.
Reumatismo, esgotamento nervoso.
Doenças de pele; carência de vitaminas.
Agressões físicas, obsessões e vícios.
Preocupação constante
Rins, bexiga.
Doenças do peito
Problemas de peso, sedentarismo.
Doenças contagiosas e infecções
Ovário, útero, baixo ventre.
Problemas psicológicos
isolamento, depressão.
Operações plásticas e estéticas; febre.
Gordura no sangue, coração, rigidez.
Acidentes, aparelho digestivo.
Stress, sobrecarga.
Nervosismo
Dor nas costas
Mau-humor
Problemas na fala, esôfago.
Problemas do aparelho reprodutor masculino, tensão
Problemas menstruais, aparelho reprodutor feminino, nervosismo
Gula, visão
Anemia, sinusite, gripes.
medos insônia
Garganta, ouvidos.
Ansiedade, problemas com dietas; psicológico
Pernas e calcanhares
Dor nas costas, envelhecimento precoce.
O Baralho Cigano - 
Carta por carta o seus símbolos:
Chegamos, finalmente, à parte tão esperada por você, querido leitor: a
interpretação das cartas.
Como este trabalho se trata de um Curso, é natural que eu tenha ido buscar em vários livros as interpretações das cartas. Confesso, porém que, de livro para livro, as diferenças são muitas. Diante disso, outra alternativa não tive, senão fazer um trabalho minucioso de comparação de cada interpretação e compor uma síntese mais próxima possível do real significado das cartas. Devo dizer que, além dos livros, consultei, também, revistas, além de considerar vários exemplos de interpretação que coletei, nos inúmeros Cursos que dei em sala de aula sobre este tema e que, até hoje, já formou mais de mil pessoas. Ou seja, além da Literatura Cigana, aqui tem também um pouco da experiência de todas essas pessoas, oque não deixa de ser válido, pois se trata de uma difusão oral, tão presente na base de formação de muitas tradições, inclusive do Povo Cigano, pois se hoje, tantos livros existem contando suas histórias e lendas, a verdade é que, até bem pouco tempo, tudo isso se propagou pelo mundo através da transmissão oral de conhecimentos.
Por fim, você poderá reparar que, em algumas cartas, eu fiz uma associação com alguns Orixás da Mitologia Africana. Isso se torna útil para as pessoas que farão uso da carta e que tenham algum tipo de ligação com a Umbanda ou com o Candomblé. Neste caso, deixo aqui uma dica interessante para essas pessoas: diz-se que, quando a carta número 11 (O Chicote/A Magia) cair junto de uma carta que tenha um Orixá correspondente, seria esse Orixá que estaria presente no jogo ou respondendo as perguntas ou protegendo o Consulente.
01 - O CAVALEIRO:
Orixá Correspondente: Exú
É a carta que fala da realização de projetos, portanto, não recuar diante de
obstáculos, afinal o rumo está certo.
Pode indicar, também:
Transferência de local
Promoção no trabalho
Atitudes tomadas ou a se tomar
02 - OS TREVOS:
Carta que fala de um período difícil e de luta contra obstáculos e adversidades, em geral financeiras, portanto, não iniciar projetos. É carta de alerta, mostrando que algo não vai bem, por isso recomenda uma atitude de fé em si mesmo, nas próprias potencialidades e, ainda, não hesitar em solicitar a ajuda de alguém.
03 - O NAVIO:
Orixá Correspondente: Iemanjá
É a carta que fala da necessidade de mudanças: viajar, ir em busca de novos horizontes. Se parou por algum motivo, levante e ande; se já está andando, continue. É a carta que mostra, também, a vida fazendo suas mudanças na vida da gente, diante das quais, precisamos muitas vezes nos adaptar.
Representa, ainda:
A proteção espiritual que se recebe
A chegada de alguém que não se via há muito tempo
Mostra os cuidados que devemos ter com o corpo físico, ou seja, com sua saúde (necessidade de se cuidar, fazer exames médicos)  
Tendo em vista que o Navio está ligado à viagens, mostra a possibilidade de se lidar com alguma coisa ligada ao estrangeiro.
04 - A CASA:
É a carta da segurança, da proteção e do equilíbrio, sentimentos gerados pelo lar,família, parentes e ambientes com os quais se tenha uma ligação afetiva.Pode representar, também:
O lugar onde passamos mais tempo, podendo ser, portanto, o nosso trabalho(quem sabe o excesso de trabalho roubando a energia ou atenção que se deveria dar ao lar)
Ajuda recebida dos pais
Os altos e baixos da vida
Aquisição de imóveis
05 - AS ÁRVORES:
Orixá Correspondente: Oxóssi
Carta que representa a vitalidade, potencializando todos os empreendimentos,sejam passados ou futuros. É a carta que também vitaliza os relacionamentos, além de convidar ao relaxamento e a se ter os pés no chão.
Pode ter, ainda, os seguintes significados:
Heranças
Nossas origens e raízes (antepassados)
Vale a pena esperar por algo em que se está investindo
Possibilidade de cura de uma doença, através de práticas energéticas (Passes,Reiki, etc) ou qualquer outro método de cura natural
Pode mostrar um período mais ou menos longo (4 a 5 anos) para que algo que se realize
06 - AS NUVENS:
Orixá Correspondente: Iansã
Carta que fala da confusão de sentimentos, das dúvidas e incertezas, gerando uma falta de visão na solução de problemas, ocasionados, normalmente na família, no trabalho ou por fofocas, causando depressão, tristezas e melancolia.
Tem, ainda, as seguintes abordagens:
"Fazer tempestade num copo d'água"
Alguém em estado de recuperação de saúde
Conclusões precipitadas
Ver uma coisa além do que parece ser
Mediunidade aflorando
Energia sexual e sensual em estado de movimento
07 - AS COBRAS:
Orixá Correspondente: Oxumaré
Carta que fala das brigas, discórdias e desarmonias, em virtude da inveja, falsidade e traição. Olhar em volta, pois é sinal de alerta contra pessoas traiçoeiras.
Outros enfoques:
Luta entre o bem e o mal
Forças malévolas atuando (cuidado contra obsessões)
Nosso lado mais obscuro (nossos instintos e defeitos)
08 - AS PERDAS:
É a carta das perdas materiais e físicas. É o fim ou morte de algo que acabou,morreu, devendo dar lugar a um novo crescimento e evolução espiritual.
Enfoques adicionais:
Perda de algo de maneira violenta (assalto)
Necessidade de dar solução a um problema
Doenças
Baixo nível energético gerado por alguma situação específica
Necessidade de desenvolver a espiritualidade
OBS: Esta é uma das daquelas cartas que recomendamos cuidado na sua
interpretação, ou seja, prudência, pois a morte aqui falada é de algo que perdeu seu teor energético, acabou.
09 - AS FLORES:
Orixá Correspondente: Nanã
É a carta da fraternidade, apontando para amizades, relacionamentos e
sentimentos verdadeiros. É um convite a deixar que os sentimentos falem por si. É um período de "conspiração cósmica" a favor do consulente, em que tudo pode dar certo.
Pode representar, também:
Conquistas amorosas
Oportunidades boas que vão aparecer
10 - A TRANSFORMAÇÃO:
Orixá Correspondente: Obaluaê
Carta que fala de uma transformação geral, precedida de uma situação delicada, onde haverá um corte brusco, um rompimento ou uma perda, mas que será necessária para haver um crescimento espiritual. Ou pode ser algo em nossa vida que está passando por um período de reavaliação.
Outros aspectos:
Pode indicar o fim de um sofrimento ou prejuízo
Período de "entressafra" e escassez de recursos
Necessidade de se tomar uma decisão
Ter mais serenidade diante das transformações da vida
11 - OS CHICOTES:
Carta que fala da perda da sintonia espiritual, gerando um desequilíbrio energético e espiritual, com todas as suas conseqüências: obsessões, influências negativas e brigas. O Consulente deve tomar uma atitude: retornar a freqüentar uma Instituição Religiosa (se freqüentava) ou procurar uma; enfim, deve procurar se reintegrar com sua própria espiritualidade.
Outros ângulos:
"Apanhar da vida"
Forças místicas incontroláveis
Disputas e desarmonias na família
Brigas com amigos ou sócios. 
OBS: Lembre-se do que falamos, se esta carta vir acompanhada junto de uma outra que tenha um Orixá correspondente, pode ser, numa visão da Umbanda ou do Candomblé, que este Orixá esteja atuando dentro do jogo.
12 - OS PÁSSAROS:
É a carta da paciência e da fé, mostrando que na vida tudo tem seu tempo certo,portanto, não ter pressa e sim intuição e sabedoria para descobrir esse tempo. Indica romance, namoro, encontro da alma-gêmea e relacionamentos harmoniosos.
Considerar, também, as seguintes interpretações:
Necessidade de "pensar grande"
Liberdade ou necessidade de se sentir livre
Proposta de sociedade ou parceria
Desenvolver uma capacidade reflexão, para agir com mais sabedoria e calma diante dos problemas da vida
13 - A CRIANÇA:
Orixá Correspondente: Os Êres
É a carta que fala da pureza de sentimentos, da inocência e da ausência de medos ou preconceitos, mas que alerta, também, para a irresponsabilidade, imaturidade,fragilidade e tagarelice (falar demais, principalmente sobre planos e projetos).
Aspectos outros:
Filhos; Infância
Início de algo
Coisas novas
14 - A RAPOSA:
É a carta que fala para se ter cuidado com pessoa sem escrúpulos e com falsas promessas.
Outras interpretações:
"Confiar, desconfiando!"
Aprender a desenvolver estratégias para conseguir o que quer
Cuidado com bajulações
Possibilidade de um engano, uma mentira
15 - O URSO:
É a carta que fala do ciúme, inveja e despeito por parte de alguém próximo,
gerando cargas negativas, por isso não contar projetos.
Interpretações complementares:
Pode ser alguém se passando por amigo, mas querendo tirar proveito próprio de alguma situação
Pode mostrar a convivência com alguém maternal
Teimosia
Reações violentas e impensadas, levando à perda da razão
Sexualidade exacerbada
Algo de curto prazo, portanto, com a necessidade de se agir rapidamente
Perigo de doenças do coração
16 - AS ESTRÊLAS:
É a carta da necessidade da auto-estima e da autoconfiança, que facilita a ajuda de nossos Guias Espirituais, gerando as situações e oportunidades que costumamos chamar de sorte e êxito.
Outras interpretações a considerar:
Resolução de um problema de ordem afetiva
Luz para um problema que parecia insolúvel
Ter cuidado com a própria imagem e brilho pessoal
17 - AS NOVIDADES:
É a carta das novidades, surpresas e imprevistos. É hora de agir e aproveitar uma oportunidade que surge.
Atentar, também, para estes significados:
Ter cuidado para que a rotina e a acomodação não atrapalhem a vida amorosa e profissional
Mudança de casa ou trabalho
Mudar algumas coisas na vida pessoal (fazer um regime, uma plástica, largar um vício...)
Se sair junto com a carta 34, pode indicar gravidez
Saindo ao lado da carta 24, mudança de amor
18 - OS ALIADOS:
É a carta da vida social, das amizades e amigos verdadeiros, gerando a lealdade, a ajuda e a proteção. No amor é a fidelidade do outro. É também um alerta para estar de guarda contra perigos e inimigos.
19 - A TORRE:
É a carta que fala da necessidade de entrarmos em contato com nosso mundo interior, ou seja, com nosso verdadeiro eu, através de uma reflexão e auto-análise. Negativamente pode representar estados depressivos e melancólicos ou um isolamento forçado (prisão ou hospital).
Aspectos secundários:
Forte estrutura pessoal
Elevação espiritual
Algo que se conquistará e será de longo alcance
Necessidade de paciência e espera
20 - OS JARDINS:
Orixá Correspondente: Ossaê (ou Osaaim)
É a "sociedade pessoal do consulente", sua casa, sua rua, sua cidade, enfim, lugares, coisas e pessoas diante das quais exerce o seu domínio. É também a necessidade da reavaliação de nossas semeaduras para o futuro, o momento propício de se rever metas e projetos e, quem sabe, refazê-los.
Considerar também:
Necessidade de lazer e esporte
Necessidade de contato com a Natureza
Ampliar os horizontes onde agimos
Trabalhos de cura com ervas
21 - A JUSTIÇA:
Orixá Correspondente: Xangô
Carta que fala dos grandes desafios e dificuldades geradas por um inimigo ou adversário. Estar atento, portanto, aos próprios limites e combatê-los, se necessário, com equilíbrio, firmeza e perseverança.
Outros aspectos:
Carta que fala de documentos, e tudo o que for relacionado com a Justiça (Processos, Leis, etc)
Perigo da cristalização de idéias (fixação em um único modo de pensar)
A família e, principalmente, a figura da mãe
Algo eterno ou duradouro
Algo de direito da pessoa
22 - OS CAMINHOS:
Orixá Correspondente: Ogum
É a carta do livre-arbítrio e da escolha, mostrando que há uma saída para tudo na vida, mas a escolha é sempre nossa. O que estiver sendo tratado no jogo, pode se seguir no rumo atual ou ir em busca de novos caminhos. Seja como for, alerta para se seguir sempre o caminho reto, com força de vontade e persistência.
Considerar também:
Perigo de divórcio e separação
Possibilidade e favorecimento de se diversificar alguma coisa ou negócio
Caminhos duplos aparecendo, gerando dúvidas
Caminhos abertos
23 - O RATO:
É a carta dos desgastes físicos e financeiros, podendo gerar doenças ou prejuízos. É um alerta contra o vampirismo energético (convivência com pessoas "sanguessuga" que rouba energias com seu modo de ser).
Também considerar nas interpretações:
Perigo de desgastes nos relacionamentos
Perigo de roubo, assalto
Cuidar mais dos gastos pessoais
Tensão emocional, Stress
Decepção
24 - OS SENTIMENTOS:
É a carta da paixão e da entrega, seja por uma pessoa ou uma causa, um sonho ou um projeto. Carta que mostra nosso lado sensível, nervoso, bem como atitudes tomadas no calor de uma paixão.
Aspectos outros:
Sentimento contrário ao amor: ódio (dependendo da carta ao lado)
Grande alegria
Doenças ligadas aos sistema nervoso
Amor incondicional

Dependendo das cartas ao lado, pode surgir um significado totalmente oposto aos até agora aqui mostrados: o ódio
25 - AS ALIANÇAS:
É a carta principal que fala, efetivamente e de modo concreto, de união,
associação, parceria ou sociedade, seja no campo afetivo ou profissional.
Considerar também estes aspectos:
Trabalho em equipe
Acordo ou consenso sobre algo
Associação, parceria ou sociedade
Compromisso (palavra empenhada)
Casamento (ao lado da 11 não é um bom casamento)
26 - OS LIVROS:
Carta que fala do nosso trabalho, profissão e estudos.
Outros aspectos relacionados com Os Livros:
Usar o intelecto; desenvolver o poder da mente através de estudos ou técnicas de aprimoramento mental
Necessidade de fazer Cursos Técnicos
Mistérios com possibilidade de serem desvendados
Alguém com bom nível cultural
27 - A CARTA:
É a carta das mensagens e dos avisos, alertando, também, que há algo de muito importante por ser ainda revelado no jogo.
Considerar, também:
É o momento atual do consulente
Pode representar dívidas e documentos.
A necessidade da conversa e do diálogo na resolução de alguma coisa
Visita importante de alguém
Comunicação ou meios de comunicação
28 - O CIGANO:
É a carta que fala de uma importante figura masculina (pai, marido, patrão,
protetor, etc. , se o consulente for mulher). Se for homem, é o Consulente, a carta que representa ele mesmo. É também, a energia yang, masculina e positiva.
29 - A CIGANA:
É a carta que fala de uma importante figura feminina (mãe, esposa, protetora espiritual, etc. , se o Consulente for homem). Se for mulher o Consulente, a carta representa ela mesma. É também a energia yin, feminina e negativa.
30 - OS LÍRIOS:
Orixá Correspondente: Oxum
É a carta que indica um período feliz, cheio de paz e harmonia, marcando o fim de crises e desafios. É também a carta da pureza e das virtudes. 
OBS: Essa carta, por ser muito positiva, atenua bastante os efeitos maléficos das cartas ruins, quando surge ao lado delas
31 - O SOL:
Orixá Correspondente: Oxalá
É a carta da energia positiva, da vitalidade, da luz e do calor, gerando uma fase de crescimento, prosperidade e sucesso. Afetivamente fala de novos amores.
Outros aspectos:
Sexo e sensualidade
Gravidez
Caminhos se abrindo
Poder mental, inteligência aguçada
Sociedade bem sucedida
32 - A LUA:
É a carta das forças cósmicas e espirituais, conclamando o Consulente a dar mais atenção à sua intuição e aos seus poderes mediúnicos.
Aspectos complementares da Lua:
É o aguçamento da imaginação, portanto, favorecendo atividades em que a criatividade seja fundamental
Período de glória e reconhecimento por seus valores e esforços
Indica o encontro de um amor espiritual
Representa o lado feminino, yin
Romantismo
33 - AS CHAVES:
Carta que fala da saída ou solução para problemas, mas recomenda
pessoalmente procurar agir com destemor, confiança e vontade em resolvê-los.
Outros aspectos:
Pode indicar o fim de um sofrimento; também de um mistério ou segredo 
No trabalho, pode ser a transferência ou promoção esperada ou, até mesmo, o emprego aguardado
34 - O PEIXE:
Carta da satisfação pessoal e da segurança, geradas pela riqueza, bens materiais, bons negócios. 
Fala de lucros seja em novos empreendimentos ou nos que já estão em andamento.
Considerar, também:
Multiplicação de algo que pode estar demonstrado na carta que estiver ao lado
Esperança de cura de uma doença
35 - A ANCORA:
É a carta da estabilidade emocional e material, que propicia a realização de todos os projetos. É estar bem em tudo: amor, finanças, saúde, família, trabalho, etc.
Considerar estes aspectos, também:
Necessidade de ter mais fé em si mesmo
Desenvolver uma crença pessoal em algo (procurar uma Religião)
Curso de Baralho Cigano - Luis Alberto Pimentas 68
36 - A CRUZ:
É a carta que fala das provas que sofremos, mas que testam nossas forças,
otimismo e fé, porém o Consulente pode estar convicto: a vitória é certa e o crescimento espiritual também, bastando ter autoconfiança e fé na Espiritualidade e em Deus.
Resumo dos significados das Cartas Ciganas:
1 - CAVALEIRO: estrangeiro; visita; notícia; acontecimento próximo.
2 - PAUS: Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura,tropeço,
a pedra no caminho. Obstáculos.
3 - NAVIO: Viagem; mudança de rumo.
4 - CASA: Equilíbrio.
5 - ÁRVORE: Progresso. Fartura.
6 - NUVENS: Tristeza; instabilidade.
7 - COBRA: Traição.
8 - CAIXÃO: Morte; perdas materiais; fim.
9 - RAMALHETE: Felicidade; altruísmo; generosidade; fraternidade.
10 - FOICE: Corte; rompimentos; necessidade de abrir mão de algo.
11 - CHICOTE: Contrariedade; brigas; aborrecimentos; confusões; rivalidade;demandas.
12 - PÁSSAROS: Pensamento amoroso.
13 - CRIANÇA: Esperança; siga em frente sem preocupações.
14 - RAPOSA: Cautela.
15 - URSO: Inveja; ciúme; despeito.
16 - ESTRELA: Êxito; novas oportunidades.
17 - CEGONHA: Mudança; novidades; imprevistos; surpresas.
18 - CÃO: Fidelidade; amizade; vida social.
19 - TORRE: Intimidade; espiritualidade; mundo interior; reflexão.
20 - JARDIM: Família; respeito ao próximo; causa e efeito.
21 - MONTANHA: Perseverança; firmeza; coerência.
22 - CAMINHO: Caminho; força de vontade; persistência; livre arbítrio.
23 - RATO: Perda; roubos; prejuízos; pessoas suspeitas.
24 - CORAÇÃO: Sentimento; paixão; amor.
25 - ANEL: União; amizade; relacionamento profissional ou afetivo;
Pessoas ligadas a você.
26 - LIVRO: Segredo; crescimento intelectual; segredo desvendado ou não.
27 - CARTA: Notícia; comunicação.
28 - HOMEM: A pessoa para quem se joga, se for homem, ou alguém do
sexo masculino.
29 - MULHER: A pessoa para quem se joga, se for mulher, ou alguém do
sexo feminino.
30 - LÍRIO: Virtude; honestidade; proteção.
31 - SOL: Força; energia positiva; crescimento; prosperidade; melhorias.
32 - LUA: Glória; reconhecimento; misticismo; intuição.
33 - CHAVE: Sucesso; solução.
34 - PEIXES: Dinheiro; bens materiais.
35 - ÂNCORA: Sucesso; vida profissional; estabilidade financeira.
36 - CRUZ: Destino. Algo que se completa.




Baralho cigano
O Baralho Cigano tem uma história cercada de mistérios, pois segundo a lenda foi criado pela francesa Anne Marrie Adelaide Lenormand e difundido por um povo nômade, tão fascinante quanto suas cartas. Madame Lenormand, nascida em 1772, ficou famosa pelas previsões feitas com seu Baralho, o qual leva o seu nome.
 Nessas cartas Madame leu o destino do temível Robespierre (importante figura da Revolução Francesa), mas também de outras grandes figuras da realeza da alta sociedade francesa, além de políticos e grandes líderes como Napoleão 
Bonaparte, do qual ela profetizou a grandeza e a queda.

Os atendimentos serão feitos no msn,
com som e imagem.
TAROT----------------------------------$70,00
BARALHO CIGANO---------------------------$ 70,00
RUNAS ------------------------$60,00

com hora marcada!
APENAS após comprovado o deposito
dados para deposito :
Banco do Brasil Agencia 2574-7 conta corrente 2656-5